IV Formação : Pró Escola Formação: “Práticas de Ensino da Matemática em uma Perspectiva Interdisciplinar


Quarta formação : Pró Escola Formação: “Práticas de Ensino da Leitura/Escrita e Matemática em uma Perspectiva Interdisciplinar” para os Professores Alfabetizadores do I e II Ciclo (4º e 5º ano) no município de Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda -MT
Com o objetivo de:
• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade;
• Conhecer usos e funções sociais da escrita;
• Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
• Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
Aonde formam abordados:
• Escrita - Escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras; A escrita ocorre à comunicação por meio de códigos que variam de acordo com a cultura, e sua aprendizagem se dá pela realização da cópia, do ditado e na escrita espontânea.
• Eixo da Escrita - A língua faz-se objeto de atenção e manipulação.
• Atividades que envolvam ações de comparar, montar e desmontar palavras para observar e discutir os princípios do Sistema de Escrita Alfabética, promovendo a apropriação e a consolidação da alfabetização.
• Observar quando escrevemos: Para quê? Para quem? Como? O que escrever? (Assunto) Objetivo da Escrita (Por quê?)
• Planejamento das Atividades de Produção de Textos - Lugar da Produção; O tempo reservado para a produção; Características de para quem vamos escrever; A forma que interagimos com o receptor do texto; Posição social do locutor e do interlocutor, objetivos da interação.
• Precisa definir: Qual gênero? Qual a finalidade? Qual é o destinatário? Qual será a frequência: diária, semanal, quinzenal? Como será a produção: individual, coletiva, em duplas, em grupos?
• Conhecendo a Ortografia: Ortografia é uma convenção social e por isso deve ser ensinada assim que o aprendiz aprendeu o funcionamento do sistema de escrita alfabética.
• Domínio das operações de : revisão, auto avaliação e reelaboração dos textos escritos começa com a orientação dada pelo professor (a) e depois vai, gradativamente, se interiorizando até se tornar uma capacidade autônoma.
• Atividades Lúdicas que ampliam possibilitades de Leitura e Escrita: domino de palavras, cantigas, histórias, quebra-cabeça de palavras; cruzadinha; jogo da memória; parlendas; trava línguas; adivinhas; exploração livre de livros; jogo da memória; bingo de letras e palavras.
• Jogos para Liberação da Escrita – textos coletivos; conversa por escrito; a maior mentira do mundo; a criação de um país imaginário; escrita com musica; a silhuete; e se eu fosse...
• Estudo de caso – Lucas do 3º ano:
• Principais dificuldades:
ü a segmentação do texto e a marcação da planificação pelos organizadores textuais;
ü a hierarquização de argumentos de mesma natureza;
ü a grafia incorreta de palavras mais recorrentes, como a do organizador textual (Praque), por exemplo;
• Atividades que podem ser propostas:
ü Revisão, agrupamento de argumentos e desenvolvimento de novos argumentos;
ü Segmentação dos argumentos, construindo-se frases pontuadas adequadas e organizadas em parágrafos;
ü Trabalho com a ortografia de palavras mais frequentes a partir da zona proximal de desenvolvimento (ZPD), criando-se dúvidas ortográficas.
• Oficinas.

Ditados Populares

ESCRITA EMENDADA




TEXTO RECORTADO




A BICHARADA ATRAPALHADA


JOGO DOS VINTE ERROS


FÁBULAS


COMPLETAR AS TIRINHAS


DINAMICA
JACA/JACARÉ
TEMPESTADE


ADIVINHA/ O QUE É, O QUE É?



Estudo de caso- Escrita de Lucas


JOGOS PARA LIBERAR A ESCRITA





JOGO DOS PONTINHOS


TRILHA DAS PALAVRAS


TEXTO:


DITADO DOCE


ORDENAR O TEXTO/ TEXTO ENLATADO



MATA BARATA


PESCARIA DAS PALAVRAS


PALAVRAS ENCAPSULADAS




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