2ª formação : Pró Escola Formação: “Práticas de Ensino da Matemática em uma Perspectiva Interdisciplinar”
Foram realizados nas E.E.Verena Leite de Brito, 11 de Agosto, Francisco Salazar, Dr. José Gentil, Antonio Carlos de Brito, São José, Vale do Guaporé, Rainha da Paz, Juscelino Kubitschek e escolas municipais a 2ª formação : Pró Escola Formação: “Práticas de Ensino da Matemática em uma Perspectiva Interdisciplinar” para os Professores Alfabetizadores do I Ciclo ( 1º, 2º e 3º ano) e II Ciclo (4º e 5º ano). Com o objetivo de compreender o papel da leitura e escrita na Matemática, suas representações e recursos de ensino que permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática em sala de aula.
Com o objetivo de compreender o papel da leitura e escrita na Matemática, suas representações e recursos de ensino que permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática em sala de aula.
Aonde formam abordados:
· Grandeza e Medidas;
· Por que medimos?
· Medimos porque temos a necessidade de fazer previsões; relacionar e comparar medidas e controlar experiências;
· Instrumentos de medidas (balança/relógio/trena/jarra);
· Medir é comparar grandezas de mesma espécie: quantas vezes uma cabe na outra.
· Quando medimos, escolhemos um padrão para fazer uma comparação entre ele e o que se quer medir. Esse padrão é a unidade de medida.
· A medida é sempre descrita por um número acompanhado de uma unidade de medida.
· A escolha de unidades padronizadas favorece a comunicação entre as pessoas.
· As medidas têm importância social e científica pois descrevem quantitativamente a variação de grandezas.
· Jogos (bolinha de gude /peteca /maia /tangran/ peteca/ usando o segundo);
· Eixos/Capacidades/Descritores/Saeb/Objetivo de Aprendizagem do Sistema do ano;
· Perímetro e Área;
· Unidades padronizadas e não padronizadas de medida;
· Representação Equivalente de tempo, dia, mês e ano;
· Massa, capacidade e volume;
· Sistema Monetário.
· Confecção de tangran, peteca e geladinha, aonde foram abordados perímetro; área; volume; medidas e peso.
Atividades Trabalhadas na Formação
Medimos um objeto ou medimos uma característica de um objeto?
Medimos um objeto ou medimos uma característica de um objeto?
Vamos Medir o Tempo com o Coração:
Atividades com Horas
Algumas atividades com
Perímetro e Área
Medimos ou Contamos
Jogo - Bola de Gude
Utilizando os Jogos do celular para
Trabalhar
Grandeza e Medidas
Confeccionando Gelinho, envolvendo as Disciplinas de Artes, Ciências ,
Matemática, História, Geografia, Português
Jogo - Peteca
Jogo de Maia
Confeccionando Tangran
Jogo - Usando o Segundo
Gestar - Grandeza e Medidas
Algumas Fotos da Formação
Vídeo com as fotos da Formação
Comentários
Postar um comentário